top of page

Cactos

Hoje é dia dos cactos.


Parece que é só espinho, mas tem flor.


Tem folhinhas...


Queridinhos de muitos, os cactos conquistam o coração dos que curtem formas inusitadas e poucos cuidados.


São criaturas solares e com muitas espécies! Apesar de serem feitos para o sol pleno eles podem se adaptar bem em ambientes com muita luz difusa. A diferença é que seu crescimento será mais lento.


Eles vêm de lugares secos, muiiiito secos!! Por isso desenvolveram estratégias para lidar com a falta de água e excesso de sol.


Os espinhos são folhas modificadas , assim a planta evita perda de água, ela cria uma proteção contra os predadores e também ganham ajuda no sombreamento.


Essa foram que parece um plissado da maioria dos cactos serve para eles fazerem o sombreamento! É incrível como a natureza toda forma tem uma função.


Ou seja, essa galera sabe sobreviver a climas extremos. Então não vai encher de água. Ele não sabe lidar com abundância e vai acabar afogando.


O que eles precisam é de um substrato bem arenoso ou com pedras, que fique na maior parte do tempo seco! Água só 1 vez na semana ou de 15 em 15 dias para os que não ficam no sol.


Eles podem pegar alguma doença , fungos, cochinilhas... Esse ai é o cabeça de frade, velho amigo que está precisando de ajuda!


Olhando de longe nem dava pra ver o tanto de cochonilha! Eu já estava tratando faz um tempo, mas como viajei elas fizeram a festa.


Bora limpar isso ai! Tem que ter paciência porque vai levar um tempinho! Caso você use força vai acabar machucando ele e deixando cicatriz.


Para limpar eu usei um palitinho mas sem afundar ele no cacto, se você tem a mão pesada recomendo que fique só no pincel. Tira tudo com calma. Tirou tudo?


É hora de colocar a luva e dar uma olhada na parte de baixo.


Tem que limpar bem e passar óleo de neem nessa parte. Joga fora toda a terra e as pedrinhas


Planta ele com terra nova , pedrinhas novas e borrifa mais óleo de neem.

Pronto, agora ele está lindão e você já sabe que não precisa se desesperar.



 
Luz sol pleno, meia sombra e até luz difusa
Rega 1 vez por semana
 

224 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Maranta

Suculentas

Samambaia

Produtos relacionados

bottom of page